O Concílio Vaticano II recomenda, com grande insistência, a Leitura Orante da Bíblia, quer pela piedosa leitura, quer por cursos apropriados (DV 25). O Documento de Aparecida (247;249) e as Novas Diretrizes Gerais da CNBB (2008-2010,n.63) destacam a Leitura Orante com seus quatro passos: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação, como um meio privilegiado de encontro pessoal com Jesus Cristo. Os documentos ainda incentivam a prática dos Grupos Bíblicos de Reflexão, dos Círculos Biblicos e das reuniões de grupos. A Pontifícia Comissão Bíblica ensina que "a Leitura Orante [...], corresponde a uma prática antiga da Igreja" (A interpretação da Bíblia na Igreja, p. 81). E por fim, ensina o Sínodo da Palavra, realizado em Roma, nos dias 05 a 26 de outubro de 2008, que "o metodo mais prático de acesso à Bíblia é a Leitura Orante" (Lectio Divina).
No ultimo domingo, dia 16 de Outubro, um grupo de catequista se reuniram na cidade de Sebastião Leal para participarem de um Encontro Regional. Sob a orientação da Ir. Rosilda, pertencente a Congregação das Irmãs Josefinas.
O encontro contou com a participação da Paróquia de Bertolínia, Sebastião Leal (sede e interior) e Colônia do Gurguéia.
A Ir. Rosilda, explicou a prática da Leitura Orante da Bíblia, através de exercícios práticos. Todos os participantes saíram do encontro com o compromisso de implantar o método com seus catequisandos.